OS FILHOS DE JACÓ E A DIVISÃO DAS TRIBOS
Dos doze filhos de Jacó, somente José e Benjamim eram filhos de Raquel, que morrera ao dar á luz seu segundo filho. Os outros eram filhos de Lia, sua segunda mulher e de suas duas escravas. A Tribo de Jacó era a mais poderosa de Canaã.
Seu filho José, então caçula, era muito amado pelo pai, que também muito amava sua mãe Raquel e por isso invejado pelos irmãos, estes o venderam a mercadores ismaelitas que o levaram para o Egito, onde em virtude de sua inteligência e extraordinárias faculdades mediúnicas, torna-se o ministro do Faraó.
José casa-se com Assenet, filha de Potífera, sacerdote de OM ( Gen 41:45), seu antigo Senhor , no Egito, e teve dois filhos,Manassés e Efraim.
Encontrando-se com os irmãos,faz as pazes e traz toda a família para viver no Egito, pois havia uma grande seca por toda a terra de Canaã - lá ficando por 430 anos, segundo a tradição. ( Hoje, pensa-se que foi bem menos, segundo novos estudos.)
EIS AÍ O MOTIVO PELO QUAL OS HEBREUS FORAM PARAR NO EGITO.
Ao morrer, Jacó dividiu a " TERRA SANTA" como um pai de família, em doze partes, uma para cada filho ( menos para Levi, porque ele ficou encarregado dos assuntos da Religião) dando origem ás Doze Tribos israelitas. Esses filhos emprestaram seus nomes á designação das Tribos: Issacar, Zebulum, Rubem, Judá, Simão, Benjamim, Gad, Asher, Oam, Naftali, e os filhos de José,Menasses e Efraim.
José, por ter vivido no Egito, e Levi por ser encarregado das cerimônias religiosas, da formação da tradição oral e escrita e transmissão da Fé em Deus, não deram nome ás tribos de Israel. Manassés e Efraim, os dois filhos de José é que deram nome ás tribos; o quinhão que caberia a Levi foi dividido para os dois filhos de José.
( Fonte: Curso de Aprendizes do Evangelho -1.º ano - FEESP)
Muito bom! Serviu para os meus estudos obrigada.
ResponderExcluir