sábado, 7 de abril de 2012

APRENDIZES DO EVANGELHO MOISÉS E O PENTATEUCO

O PENTATEUCO - MOISÉS

Por ser um povo de difícil trato e estarem sempre insatisfeitos, apesar de Deus prover todas as suas necessidades e auxiliá-los nas dificuldades, tiveram que vagar quarenta anos pelo deserto, a fim de que fôsse feita a purificação da raça. Os mais velhos, que haviam adquirido os costumes dos egípcios, não entraram na Terra Santa, falecendo no deserto.
Deus não castigava seu povo , ensinava-o a valorizar a riqueza espiritual e a ordem.
Moisés, sentindo-se no final de sua vida terrestre, escolhe Josué como novo líder e discursa ao povo falando do término de sua tarefa, da continuidade por Josué e, por fim , dá sua bênção a todas as tribos e sobe no Monte Nebo para ver a tão decantada TERRA PROMETIDA - CANAÃ . Estava com a idade de 120 anos quando morreu ( Deut. 34:7), deixando na história dos homens a marca de sua personalidade missionária, como líder de um povo , como legislador extraordinário e como " legítimo emissário do Plano Superior, para entregar ao mundo terrestre a grande e sublime mensagem da PRIMEIRA REVELAÇÃO ( O Consolador, questão 270 - Emmanuel)
Moisés não entra na Terra Santa e é enterrado no Monte Nebo por seu sobrinho ESSEM, que posteriormente deu origem á seita dos Essênios, segundo alguns.
O PENTATEUCO
É o nome que se dá aos cinco primeiros livros da Bíblia, e pode-se dizer é o livro da Lei de Moisés - a Torá, como é chamado na Bíblia Judaica.
Contém um conjunto de prescrições e ritos que orientam a vida moral, social e religiosa do povo judeu e se divide em cinco livros: GÊNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS E DEUTERONÔMIO.
GÊNESIS - contém a história primitica; a criação do universo e do homem; o pecado original, e toda sua consequência até o dilúvio. Depois do dilúvio, tem-se início a ERA PATRIARCAL, e todo referencial genealógico das tribos que compôem a história do povo hebreu.
ÊXODO - neste livro encontra-se a libertação dos judeus do Egito; a ALIANÇA COM DEUS no Sinai, com o DECÁLOGO, a instituição das leis reguladoras da atividade social e religiosa ( leis sobre os servos, propriedades, deveres dos juizes, regras para o tabernáculo, etc.
LEVÍTICO - é o livro que regula as leis: o ritual dos sacrifícios de purificação e agradecimento; investidura dos sacerdotes; alimentação dos animais; purificação das mulheres após o parto e na menstruação; sobre a saúde e cuidados com a lepra;  sobre casamentos ilícitos, etc., com instituição de penas aos faltosos.
NÚMEROS - é o quarto livro de Moisés e refere-se ao recenseamento " de toda a congregação dos filhos de Israel.
DEUTERONÔMIO - é o quinto livro. Encerra um conjunto de três discursos de Moisés ao seu povo, contando a história de Israel, exortando-os ás obediência. Relembra os Dez mandamentos e as leis e da nova Aliança com Deus, etc.
( Curso de Aprendizes do Evangelho - volume I - FEESP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário