sábado, 7 de abril de 2012

LIVRO DOS MÉDIUNS - ESPÍRITO ; O PERÍSPIRITO, O CORPO FÍSICO


O ESPÍRITO

O Livro dos Espíritos, desdobrando o mundo espírita aos olhos dos home4ns, define os Espíritos como sendo " os seres inteligentes da criação" (LE cap.I, pergunta 76) que " são individualizações do princípio inteligente, como os corpos são individualizações do princípio material" ( LE, cap. 1 pergunta 79), e que são criados por Deus permanentemente, sem forma definida, para os encarnados, que se apresentam ao mundo espiritual como " uma chama, um clcarão ou uma centelha etérea " (LE cap. I pergunta 88). Todos são criados iguais e dotado de faculdades a serem desenvolvidas através das experiências reencarnatórias, que levam ao progresso da Humanidade.

 O PERISPÍRITO

Como corpo fluídoco dos Espíritos é o laço que prende a alma ao corpo, envoltório formado de fluídos ambientes.
Afirma Kardec (GE, Cap XIV, ítens 7 e 8 ) que o "corpo fluídico dos Espíritos é um dos produtos mais importantes do fluído cósmico" e diz que o corpo físico também dele se origina, apenas que mais condensado e transformado em matéria tangível.
A função do perispírito, como laço fluídico, é ligar, na encarnação, o Espírito ao corpo físico. Na morte deste, quando deixa de absorver o fluído vital, desfaz-se essa união. Assim, conclui Kardec, " não é a partida do Espírito que causa a mortte do corpo , mas a morte a morte do corpo que causa a partida do Espírito " (GE, cap. XI, item 18)
O perispírito é o " traço de união entre a vida corporal e a visão espiritual; é por ele que o Espírito encarnado está em contínua relação com os Espíritos; é por ele enfim, que se realizam no homem fenômenos especiais que não têm a sua causa originária na matéria tangível, e que por esta razão, parecem ser sobrenaturais" (GE, cap. 14 item 22)




O CORPO FÍSICO



O corpo físico é o reflexo do corpo espiritual, e este " retrata em si mesmo o corpo mental que lhe preside a formação ( André Luiz, em Evolução em Dois Mundos, Cap II, pág. 24).
O corpo do homem é um organismo aperfeiçoado através de longa evoluçãop. Seus órgãos foram adaptados, para executarem tarefas que só competem ás espécie humana. Essa evolução não se fêz ao acaso, nem só pelas leis biológicas, mas obedecendo a uma orientação do plano maior. Assim, o encarnado possui todas as possibilidades de atuação no seu corpo físico.
O Espírito está em constante interação com o corpo físico, e recebe através dele as mais variadas impressões, pelos órgãos dos sentidos.
( O LIVRO DOS MÉDIUNS - CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIUNICA 1.º ANO - FEESP)

2 comentários:

  1. Este é um presente que eu dou a todos os praticantes de magia de caminhos legítimos, em qualquer parte do mundo.
    Este material não retrata magia e termos de diversos usos, e é um esforço que fiz para debelar o caos que tem sido, propositadamente inserido em nosso dia a dia, dentro de diversos locais que afirmam estudar e praticar magia, de diversas tradições ou de uma tradição específica.
    Neste material há coisas que ainda não foram ditas e que as pessoas querem ignorar, e há coisas, há avisos antigos que são reforçados.
    Espero que seja útil a todos, mas deixo claro que este livro não é um livro especificamente de asatru, ou de odinismo, antes disso, ele é um livro que ataca os inimigos do asatru e do odinismo, assim como antagoniza os diversos inimigos de sistemas legítimos.
    Um abraço a todos.

    ...

    https://www.academia.edu/14956819/Regras_da_Magia_O_Livro_da_Ordem_e_da_Verdade

    ResponderExcluir
  2. Pelo o que eu entendi o perispírito é uma antena que recebe e transmite ordens.Recebe do espírito e transmite para o corpo físico.

    ResponderExcluir