quinta-feira, 9 de junho de 2011

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - JUNHO/2011








SUICÍDIO E LOUCURA










E ele ( Judas), atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se (MT 27:5)










O suicídio e a loucura representam dois graves problemas que assolam a humanidade. O suicídio é um atentado contra as leis divinas,pois significa a fuga das responsabilidades e dos encargos da vida;é uma forma de deserção dos compromissos assumidos antes da encarnação, tendo como consequência a anulação de uma existência, fato que, inapelavelmente, demandará um novo recomeço para o futuro.





De nada adianta pôr um fim á vida, uma vez que a pessoa que assim procede, além de ter que expiar de maneira bastante penosa a transgressão cometida, terá que reencarnar,por vêzes com deformidades físicas,para tentar vencer as provas que a misericórdia.





A incredulidade,a simples dúvida quanto ao futuro,as idéias materialistas,em uma palavra,são osmaiores incentivadores do suicídio: eles produzem, a frouxidão moral (ESE, Cap. V, ítem 16). Ao acreditar que tudo termina com a morte do corpo, o indivíduo não hesita em premeditara fuga da vida,por julgar que isto não acarretará consequências mais graves, uma vez que tudo se dilui no nada.




A loucura, por sua vez, representa, em muitos casos, a consequência de erros humanos,principalmente quando tem por origem os vícios degradantes que afetam os sentidos, atingindo a mente, anulando a vontade, abalando a fé, solapando as convicções mais íntimas. Em outros casos ,a loucura pode ser provocada por influência de Espíritos vingativos que pretendem um ajuste de contas de vidas pretéritas. Muitos desses casos devem-se á atuação de Espíritos desencarnados que não sabem perdoar.





O suicídio pode ter como causa ainda o uso desenfreado do álcool, o que conduz á insensatez e inconsciência das atitudes nefastas de seus atos. O álcool não resolve as vicissitudes humanas; enganam-se aqueles que, em vez de robustecerem na fé em Deus e em si mesmos, na religiosidade,preferem refugiar-se no mundo tenebroso do alcoolismo e das drogas.








A calma e a resignação adquiridas na maneira de encarar a vida terrena ,e a fé no futuro, dão ao espírito uma serenidade que é o melhor preventivo da loucura e do suicídio.(ESE, cap V, ítem 14 ).








A Doutrina Espírita,em sua mensagem consoladora, ensina a enfrentar com altivez os reveses da vida, ao revestir o homem com a couraça da fé raciocinada, com a qual poderá enfrentar com galhardia as adversidades da vida. Ela nos mostra ainda, pelo intercâmbio com o mundo invisível,os próprios Espíritos de suicídas que revelam a situação aflitiva em que se encontram no plano espiritual, provando assim que não se viola as leis de Deus impunemente.




( Curso Básico de Espiritismo 1.º ano -FEESP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário