quinta-feira, 9 de junho de 2011

O LIVRO DOS ESPÍRITOS - JUNHO/2011







AS LEIS MORAIS








A LEI DIVINA OU NATURAL








Caracteres da Lei Natural








- A Lei Natural é a lei de Deus; é a única necessária á felicidade do homem; ela lhe indica o que ele deve fazer ou não fazer e ele só se torna infeliz porque dela se afasta.




- É eterna e imutável, como o próprio Deus.




- Deus não se engana; os homens é que são obrigados a modificar as suas leis, que são imperfeitas, mas as leis de Deus são perfeitas. A harmonia que regula o universo material e o Universo moral se funda nas leis que Deus estabeleceu por toda a eternidade. ( LE, perguntas 614 a 616)








A lei de Deus está escrita na consciência. A lei divina é lembrada á humanidade,de tempos em tempos, por Espíritos Superiores, encarnados com o fim de fazer progredir a humanidade. O tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem para lhe servir de guia e modêlo foi JESUS. A doutrina que Ele ensinou é a mais pura expressão de sua lei, porque ele estava animado do espírito divino e foi o ser mais puro que já apareceu na Terra. (LE, perguntas 621 a 625)








A lei de Deus está dividida em dez partes, compreendendo as leis sobre a adoração, o trabalho, a reprodução,a conservação,a destruição, a sociedade,o progresso, a igualdade, a liberdade,e,por fim a da justiça, amor e caridade (LE 648).




( O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, cap.I - Livro Terceiro)




Nenhum comentário:

Postar um comentário