domingo, 5 de junho de 2011

O LIVRO DOS MÉDIUNS / JUNHO 2011







MANIFESTAÇÕES FÍSICAS ESPONTÂNEAS








As manifestações físicas,são aquelas que se traduzem por efeitos sensíveis, como ruídos, o movimento e a deslocação de corpos sólidos (L.M., 2a.parte, cap2,item 60). Existem manifestações físicas provocadas e espontâneas. Neste último caso,a vontade do participante não intervém, e as manifestações tornam-se quase sempre inoportunas.








De todas as manifestações espíritas,as mais simples são as pancadas e ruídos. No entanto,deve-se tomar cuidado " pois há muitas causas naturais que podem produzí-las: o vento que assobia ou sacode um objeto,algo que a gente mesmo está movendo sem perceber, um efeito acústico, um animal oculto, um inseto e assim por diante,e até mesmo brincadeiras de mau gosto. Os ruídos espíritas têm aliás, características inconfundíveis, com intensidade e timbre muito variados. São facilmente reconhecíveis e não podem ser confundidos com os estalidos da madeira, o crepitar do fogo ou o tique-taque de um relógio. São golpes secos,ás vêzes surdos,fracos e leves,de outras vêzes claros, distintos,até mesmo barulhentos, que mudam de lugar e se repetem sem nenhuma regularidade mecânica. ( L.M., 2a. parte, cap.V,ítem 83).




As manifestações físicas podem ocorrer para chamar a nossa atenção para alguma coisa e convencer-nos da presença de um poder exterior ao homem.Atingida essa finalidade,cessa a manifestação que não é mais necessária. Pode ser também fruto de Espíritos inferiores que querem nos assustar ou brincar conosco.




Kardec nos diz que " as manifestações espontâneas nem sempre se limitam a ruídos e batidas. Degeneram ás vêzes em verdadeira barulheira e em perturbações. Móveis e objetos são revirados, projéteis diversos são atirados de fora, portas e janelas são abertas e fechadas por mãos invisíveis, vidraças que se quebram...




"Toda essa desordem é muitas vezes real, mas algumas vezes é apenas aparente. Ouve-se gritaria num cômodo ao lado, barulho de louça que cai e se despedaça, de achas de lenha rolando no assoalho. Corre-se para ver e encontra-se tudo tranquilo e em ordem. Mal a gente se retira,porém,e o tumulto recomeça.( L.M. 2a.parte,cap.V,ítem 87).




Somente espíritos mais levianos do que maus,que se ocupam desses efeitos físicos. A maioria, apenas para divertir-se,outras vêzes,para incomodar,por simples capricho ou por motivo de vingaça.




Esclarece-se que para a produção desses fenômenos, possivelmente existe no local alguem que possue mediunidade de efeitos físicos, aptidão necessária para que os fenômenos possam ocorrer.








AUXÍLIO DO MUNDO ESPIRITUAL








O auxílio que o homem recebe do plano espiritual é incontestável e jamais falha; mas é necessário que a criatura humana realize sua reforma íntima praticando o bem incessantemente, pois assim afastará os espíritos inferiores; a oração constante e a pratica da caridade, o amor ao próximo, o perdão, atrairão os bons espíritos. " Ajuda-te e o céu te ajudará" significa que devemos pedir força para resistir ao mal. Devemos orar pedindo os bons conselhos, a fé e a confiança em Jesus, mostrando humildade. O Pai Criador nunca nos desamparará.




Bibliografia:Caminho Verdade e Vida - Emmanuel; O Evangelho Segundo o Espíritismo; Curso de Educação Mediúnica 1.ºano,da FEESP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário