sexta-feira, 8 de julho de 2011

Aprendizes do Evangelho/Julho/11








O POVO HEBREU. ABRAÃO






A pesquiza científica vem revelando, ultimamente, a descoberta de fósseis pré-históricos,evidenciando que a origem do homem na Terra situa-se,praticamente, no continente africano e na região da China, porquanto aí foram encontrados os hominídios mais antigos. Estas descobertas parecem corroborar a informação de Emmanuel( mentor espiritual do Chico Xavier),segundo a qual as raças negras e amarelas já existiam na Terra, e o " primata homínis se encontrava arregimentado a tribos numerosas", quando da vinda dos degradados de Capela( veja nossa matéria de Junho/11), dando origem á raça branca ( A Caminho da Luz,cap.III). O mesmo autor espiritual fala, no cap.VII, que "dos Espíritos degredados na Terra, foram os hebreus que constituiram a raça mais forte e homogênea, mantendo inalterados os seus caracteres através de todas as mutações". Foi a raça que mais evoluiu para levar a idéia de um Deus único, Onipotente, de Justiça, Amor e Fraternidade e as"Suas Leis". Examinando esse povo em seu passado longíncuo, reconhecemos que, se era grande a sua certeza na existência de Deus,muito grande também era o seu orgulho, dentro de suas concepções da verdade e da vida. Era consciente da superioridade de seus valores,nunca perdeu a oportunidade de demonstrar a sua vaidosa aristocracia espiritual,mantendo-se pouco acessível a se misturar com as demais raças da Terra.



ABRÃAO


Abrão é o patriarca do povo hebreu. Da sua descendência é que surgiria o Messias,gerações mais tarde. Em rápidas anotações da história deste povo nômade, Hebreu, mais tarde chamado Israelita,verifica-se que, segundo ele, Abraão teria sido o escolhido por Deus para dirigí-lo á Terra de Canaã. Por volta do século XX, antes de Cristo, Abraão deixa a cidade de UR, na Caldéia,no vale da Mesopotâmia, entre os rios Tigres e Eufrates,no Golfo Pérsico,hoje IRAQUE, e dirige-se para Harã,mais ao norte,em companhia de seu pai , Terã.


Casado com Sara, sua prima, após a morte do pai, deixa a casa paterna e segue em busca da Terra Prometida. Considerado o primeiro grande Patriarca do povo hebreu, Abraão tomou seu clã e seguiu até Siquém,região do Vale do Jordão, onde havia boas terras para cultura. Ali instalou-se e viveu a maior parte de sua vida.Depois de ser testado por Deus, na sua fidelidade ( ia sacrificar seu filho Isaac a Ele), construiu um altar e formou a aliança com seus mentores espirituais, dando início a uma religião MONOTEÍSTA.


Numa época de grande seca, Abrão, com a família e o rebanho, deslocou-se para o Egito.Algum tempo depois, volta á Terra Prometida ( Canaã), por Negueb,mas os Cananeus não o receberam bem,em decorrência de envolvimento com eles, de LOT, sobrinho de Abrão. Após outros desentendimentos entre os pastores dos rebanhos de Abrão e de Lot, separam-se. A conselho do Patriarca, Lot escolhe a planície do Jordão, ao sul do Mar Morto para assentar-se com sua tribo.


Abrão teve vários filhos.Os mais citados na Bíblia são Ismael, filho de Agar,escrava de sua mulher, e Issac, filho de sua mulher Sara. Ismael é considerado o pai dos " ismaelitas", povo que vivia numa confederação de tribos no deserto da Arábia. Com a descendência de Isaac concretiza-se a " Aliança com Deus ", através dos tempos.


( Curso Aprendizes do Evangelho, volume I - FEESP).









Nenhum comentário:

Postar um comentário